10.9.09

PSICOLOGIA DO DINHEIRO e Outros Ensaios





Colecção: Biblioteca Universal, n.º 11
Formato: 14 x 21 cm
N.º de páginas: 112
ISBN: 978-989-8285-05-8
PVP: 10,00€ (IVA inc.)


«Se o leitor tinha, até aqui, uma visão predominantemente empírica, «inocente», porventura aproblemática do mundo do dinheiro ou a convicção supostamente «realista» de conhecer, além do seu uso e da sua fruição, também os seus mecanismos e pressupostos, sairá decerto transformado da leitura destes ensaios. Em Psicologia do Dinheiro e outros ensaios descobrirá a densidade humana, a complicação vital, a promessa ou o perigo, a radical ambiguidade dessa extraordinária criação humana, que é o sistema monetário. Verá também que o dinheiro é uma coisa demasiado séria para se confiar só aos economistas e gestores financeiros. Constatará o papel insubstituível da reflexão filosófica que, no fenómeno aparentemente neutro e técnico do dinheiro, sabe descobrir dimensões latentes, não detectáveis por outras formas de saber que obedecem a outros intuitos e não conseguem sair da imprescindível parcialidade dos seus métodos. Eis porque continua a ser tão atraente e fecunda a lição multinivelada de Georg Simmel acerca deste tema.»
Da Introdução.


A importância de Georg Simmel (1858-1918) no pensamento filosófico e sociológico do nosso tempo é incontroversa. A sua vida decorreu entre uma «constelação» de grandes espíritos: Max Weber, Dilthey, Rilke, Edmund Husserl, entre outros grandes vultos; e teve como discípulos Cassirer, Ernest Bloch, Georg Lukács, Krakauer.
A reflexão sobre o dinheiro, por ele explorada em livros e vários ensaios, é rica de matizes, de insinuações e acentos, além de se enquadrar perfeitamente nas várias dimensões problemáticas da actualidade.
Para saber mais sobre o autor, aqui encontrará a sua biografia (em inglês).