14.8.11

As Séries Televisivas











Título: As Séries Televisivas
Capa: Brochada
N.º de páginas: 192
Publicação: junho de 2011
ISBN: 978-989-8285-42-3
Preço: 19,00 € (IVA inc.)

Fenómeno tanto social quanto mediático, as séries invadiram os nossos ecrãs; de secundárias, passaram muitas vezes a "prato principal" da televisão. Acompanhadas com paixão por todas as classes sociais e etárias, as séries televisivas são parte integrante do quotidiano das nossas sociedades.

Esta obra procura compreender este fenómeno cultural e artístico excecional, apresentando as suas raízes económicas e culturais, mas revelando também as mudanças por ele provocadas no sistema de produção e nos modos de escrita televisiva.

Através de numerosos exemplos, desde O Caminho das Estrelas a Sete Palmos de Terra, da Missão Impossível  a O Sexo e a Cidade, são analisadas e comentadas estas novas formas narrativas e estéticas que trazem à cena mundos complexos e nos revelam personalidades da realidade do nosso tempo.

Jean-Pierre Esquenazi é sociólogo da cultura e professor na Universidade de Lyon 3. A sua área de intervenção abrange o conjunto das atividades culturais e artísticas; um dos seus campos de estudo privilegiados é o das obras cinematográficas e os seus públicos. Entre as suas obras mais destacadas, citemos Sociologies des oeuvres, Hitchcok et l'aventure de Vertigo, Sociologie des publics, Mythologie des séries de télé.