23.10.12

O Cinema de Ficção Científica



O Cinema de Ficção Científica 

Éric Dufour

  

Coleção: «Mi.mé.sis», n.º 13
Género: Cinema
Formato: 15,5 x 23,5 cm
Capa: Brochada
N.º de páginas: 224
Publicação: outubro de 2012
ISBN: 978-989-8285-62-1
Preço: 22,00 €



Um livro que interessará tanto ao público académico de áreas como Cinema, Artes Visuais, Comunicação, Tecnologias, como aos cinéfilos e, em especial, aos fãs de Ficção Científica.

Qual a data de nascimento do cinema de ficção científica? Que formas foi adquirindo até se impor como género autónomo, com uma linguagem e uma filosofia próprias? E que olhares nos propõe sobre o mundo que nos rodeia, que projeções sugere sobre outros mundos, prováveis ou hipotéticos, razões das humanas angústias e deslumbramentos?  
Desde os seus inícios como género na América dos anos 1950, todas as facetas deste cinema são aqui descritas e analisadas por ângulos inovadores.
Graças a numerosos exemplos, descobrimos como, do medo atómico dos anos da guerra fria à emergência do cyberpunk trinta anos mais tarde, os filmes de ficção científica nos elucidam sobre a evolução tecnológica, estética e social das respetivas épocas.
Num segundo tempo, a obra propõe uma tipologia das figuras visuais e narrativas, desde as imagens do espaço ou do extraterrestre até à crítica social e política, e mostra quanto este género cinematográfico, que é também criação de um mundo, se fundamenta na desorientação do homem face às suas próprias referências. 

Éric Dufour é professor na Universidade de Grenoble. Especialista em Estética, tem escrito várias obras sobre música e cinema.