20.3.14

'Filosofia da Moda e outros escritos - Georg Simmel (Nova coleção de Bolso)





TÍTULO Filosofia da Moda e outros escritos
AUTOR Georg Simmel
COLEÇÃO Nova Coleção de Bolso, número 7
GÉNERO Sociologia, Filosofia, Psicologia
FORMATO 12 x 17 cm
CAPA Brochada
PÁGINAS 128
PUBLICAÇÃO março de 2014
ISBN: 978-989-8285-89-8
€ 8,90 (IVA inc.)

Os excertos seguintes dão ideia da densidade e exatidão da linguagem de Georg Simmel, numa escrita socio-filosófica de grande rigor e beleza.

«A moda, com o seu jogo entre a tendência para uma expansão universal e a aniquilação do seu próprio sentido que comporta justamente essa expansão, possui o atrativo singular do limite, o atrativo simultâneo do começo e do fim, da novidade e, ao mesmo tempo, da caducidade» (in "A Filosofia da moda")
«Adornamo-nos para nós mesmos, mas só o fazemos verdadeiramente enquanto nos adornarmos para os outros. Uma das combinações sociológicas mais extraordinárias, […] é que um ato […] alcance este objetivo através do deleite para os olhos que oferece aos outros.» (in "Psicologia do adorno")
«Neste sedimento do efeito coquete se inscreve o balancear e o bambolear das ancas, o andar 'coleante'. Não só porque esse movimento acentua de modo concreto as partes sexualmente mais atraentes do corpo, […] mas também porque esse modo de andar materializa o ritmo alternado e incessante da oferta e da recusa.» (in "Psicologia da coqueteria")

Georg Simmel (1858-1918), autor pouco contemplado na edição em língua portuguesa, é cada vez mais reconhecido internacionalmente no seu valor.
A sua existência decorreu no seio de uma «constelação» de grandes espíritos: Max Weber e Alfred Weber, os poetas Stephan George e Rilke, entre outros, e teve por discípulos Ernst Bloch, Georg Lukács e Siegfried Krakauer.
A sua obra foi, e ainda é para muitos, inspiradora. Filosofia da Moda é um dos seus ensaios mais luminosos e mais bem conseguidos; nele avalia e interpreta este fenómeno cultural à luz das categorias básicas da sua visão filosófica.


Sendo Georg Simmel, a par de Max Weber, um dos maiores vultos da Sociologia dos séculos xix e xx, cuja influência não cessa de crescer em todo o mundo, certamente que esta coletânea de alguns dos seus textos mais brilhantes se destina ao público motivado pela temática, e a todo o vasto segmento de interessados e utilizadores da Sociologia, até como instrumento de trabalho e pesquisa.